A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) dispõe de uma ampla seção de publicações voltadas às áreas de alimentação, ambiente, mudança climática e outros temas relacionados. Uma produção constante de materiais deve obedecer a algumas diretrizes fundamentais – e foram essas que a organização divulgou ao lado de seu catálogo 2017, no último mês de junho. São “regrinhas” úteis ao planejamento de qualquer organização ou autor, que podem economizar vários tipos de dor de cabeça. Confira uma tradução livre:
1. Relevância
Qual será o conteúdo da publicação e como será estruturado? Ele irá atingir as reais necessidades do público-alvo? Qual será seu valor agregado?
2. Legibilidade e responsividade
Quem irá lê-la (em outras palavras, quem será o público-alvo e outras audiências potenciais)? Ela reflete as necessidades de evolução do tema tratado? Ou será apenas uma repetição atualizada, com conteúdo padronizado?
3. Autenticidade
Trará conteúdo original e identificado com os outros produtos da organização (ou dos parceiros)?
4. Clareza
Sua mensagem será clara? Trará em evidência os princípios da organização?
5. Consistência
Seu conteúdo e mensagem serão consistentes, tanto internamente quanto em relação a outras publicações da organização?
6. Engajamento
Possibilitará o engajamento dos usuários? Como eles poderão oferecer feedback? Como isso poderá melhorar a qualidade técnica de futuras publicações?
7. Design claro
Seu design e formato ajudarão a comunicar a mensagem? Terá um design amigável, que considera as características do público-alvo? O design considera as implicações de custo?
8. Custo de produção
Quando custará para produzi-la? Esse custo será apropriado para atingir a qualidade e o impacto desejados? Haverá fundos suficientes?
9. Disseminação
Como o público-alvo ficará sabendo sobre a publicação? Como e onde será disseminada? Quem será responsável por isso? Ela deve ser traduzida para outras línguas?
10. Avaliação
Como seu impacto será avaliado?
(Fonte: Ten Points to Consider Before Starting a Publication, FAO Publications, junho/2017)